top of page
  • Foto do escritordr Lauro Matos de Almeida

QUANDO DEVO OPERAR A TIREOIDE?

Atualizado: 13 de set. de 2021


Se você descobriu um nódulo na tireoide, ou alguma doença como por exemplo o hipertireoidismo, é muito provável que você já tenha feito alguns exames para investigar essa doença. O mais comum é que você já tenha em mãos alguns exames de sangue, um ultrassom e as vezes até uma biopsia por punção.


Com todas essas informações na sua frente, é comum se perguntar algo do tipo: "meu problema da tireoide é um caso de cirurgia?".


Antes de qualquer coisa, uma ressalva: só na avaliação em consulta com o endocrinologista ou o cirurgião de cabeça e pescoço é possível dizer se o seu caso é de cirurgia ou não.


Contudo, posso listar aqui pra você as quatro situações mais comuns que levam as pessoas a operarem a tireoide, seja para retirar toda a glândula (tireoidectomia total) ou metade dela (tireoidectomia parcial).


Ainda não se inscreveu no meu canal no YouTube? Clique aqui e se inscreva agora!


As quatro indicações mais comuns para cirurgia da tireoide


Câncer da tireoide

A primeira razão para que sua tireoide possa precisar de cirurgia é uma suspeita de câncer ou um câncer confirmado. Em minha prática diária, essa é uma das principais razões pra operar a tireoide de meus pacientes.


A palavra câncer assusta, e você deve ter sentido o peso dela quando leu essa primeira indicação que eu apresentei. Mas saiba que em mais de 90% dos casos de câncer da tireoide, o tratamento com a cirurgia para retirada da glândula e o iodo radioativo já resolvem o problema definitivamente.


Bócio tireoidiano

O crescimento da tireoide (também chamado de bócio) é outra razão muito frequente para operar a glândula.


Quando a sua tireoide apresenta um bócio, ela cresce de tal forma que muitas só de se olhar no espelho já se vê no pescoço que a glândula aumentou.


A indicação clássica de cirurgia é para nódulos benignos maiores de 4,0cm. Mas na prática diária, nós cirurgiões vemos que quem tem nódulos benignos que passam dos 3,0cm dificilmente vai escapar de uma cirurgia na tireoide.


Tendo isso em mente, quando você estiver em meu consultório, vamos começar a conversar sobre a cirurgia da tireoide quando o tamanho do nódulo ultrapassar essa barreira de 3,0cm, especialmente se ele não for um nódulo único ou se ele te trouxer algum incômodo, como veremos mais a frente!


Vale dizer que caso sua tireoide tenha apenas nódulos pequenos, sem suspeita de câncer e que não te incomodam, muito provavelmente você não vai precisar de cirurgia. E muitas vezes não vai precisar nem da punção.



Hipertireoidismo

Sobre a terceira indicação frequente de cirurgia, imagine que você tem uma doença na tireoide que faz com que ela produza mais hormônio do que deveria (a esse distúrbio damos o nome de hipertireoidismo).


Ao descobrir esse problema, o seu tratamento inicialmente será feito com remédio, mas é muito comum que em determinado momento você vá precisar operar a tireoide.


A cirurgia pode ser necessária ou porquê o remédio sozinho já não está conseguindo resolver o seu problema, ou porquê a tireoide cresceu a tal ponto que já te incomoda ou fica muito aparente no pescoço.



Nódulos tireoidianos sintomáticos

A quarta e última indicação frequente de cirurgia é nos casos em que a tireoide cresce e começa a te incomodar.


O que a tireoide crescida te causa geralmente é uma sensação de bolo na garganta, sensação de sufocamento ao deitar ou ao suspender os braços.


É importante pontuar também que seu incômodo pode ser apenas estético, isso acontece quando o seu nódulo da tireoide aparece na parte mais à frente da glândula, e apesar de não ser tão grande, ele fica muito aparente no pescoço.



"Vou precisar de uma cirurgia da tireoide, mas estou com medo..."

Seguramente a cirurgia da tireoide é a que eu mais realizo em minha prática diária como cirurgião de cabeça e pescoço, e posso dizer que você não é a única pessoa que ficou com um certo receio quando descobriu que precisa operar.


Toda cirurgia tem seus riscos, e com a cirurgia da tireoide não é diferente. Me siga nas minhas redes sociais e acompanhe os artigos de meu site para se atualizar sobre o assunto. A melhor forma de construirmos a coragem para vencer o medo é se informar sobre aquilo que estamos enfrentando.



Evitando complicações na cirurgia da tireoide

A medida mais importante para evitar complicações da cirurgia da tireoide é procurar um cirurgião de cabeça e pescoço capacitado para te operar.


Pesquise no site do CRM de seu estado o cadastro do seu cirurgião e veja se ele tem o registro de qualificação de especialista (RQE) em cirurgia de cabeça e pescoço.


Veja também se ele faz parte do quadro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). A cirurgia da tireoide é bastante delicada, mas em mãos treinadas a chance de complicação se reduz muito.



Compartilhe: Conhece alguém que tenha um nódulo na tireoide e não sabe se vai precisar ou não de cirurgia? Encaminhe esse artigo para essa pessoa. Ajude a espalhar a informação.


Espero ter te ajudado!

Posts Relacionados

Ver tudo

1 Comment


Kathya Kp
Kathya Kp
Jul 24

Boa tarde......Fiz uma ultrassom de tireóide deu um cisto de 0,6 preciso fazer cirurgia?

Obrigada.

Like
2021-04 CLION menor.jpeg

Dr. LAURO MATOS DE ALMEIDA

Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Membro do grupo de cabeça e pescoço da CLION

Preceptor da UFBA - HUPES

CLION - Rio Vermelho

Av Oceânica, 3975.

Edf. Enseada Empresarial

Salvador - Ba

CEP: 41.950-000

CEO Salvador Shopping

Av. Tancredo Neves, 2539.
Caminho das árvores.
Salvador - BA
CEP: 41.820-021

bottom of page