top of page
  • Foto do escritordr Lauro Matos de Almeida

POR QUE REPOR CÁLCIO DEPOIS DA CIRURGIA DA TIREOIDE?

Atualizado: 7 de dez. de 2022


Por quê algumas pessoas precisam tomar comprimidos para reposição oral cálcio depois da cirurgia da tireoide?


Essa é uma pergunta muito comum de se fazer caso você esteja prestes a operar a tireoide. E o motivo para essa reposição se deve às glândulas paratireoides. São glândulas minúsculas que se posicionam bem próximas à tireoide.


Quer entender melhor o assunto? Esse artigo vai te explicar tudo no detalhe!


Ainda não se inscreveu no meu canal no YouTube? Clique aqui e se inscreva agora!


A tireoide se localiza centralizada na parte anterior do pescoço, abraçando nossa traqueia. Ela produz um hormônio chamado tiroxina (T4), que atua em vários lugares de nosso corpo, regulando o metabolismo basal.


Em situações normais, a tiroxina não tem nenhuma relação com o nosso metabolismo de cálcio. E não é errado dizer que a tireoide em si não tem grande papel no ajuste do cálcio do nosso corpo… Mas então por que tem gente que logo após a cirurgia, precisa passar um período tomando comprimidos para reposição de cálcio?


Para entender a resposta desse pergunta, temos que conhecer alguns detalhes sobre as glândulas paratireoides: São quatro glândulas bem pequenas (mais ou menos do tamanho de ervilhas), que se localizam nas quatro pontas da tireoide.


Essas glândulas produzem um hormônio chamado paratormônio (PTH), que junto com a vitamina D são as substâncias mais importantes na regulação do cálcio de nosso corpo.


De forma simplificada, o PTH tem as seguintes funções no seu corpo:

  • Estimula a absorção de cálcio do osso e liberação de cálcio no sangue.

  • Estimula a produção da forma ativa da vitamina D no rim.

  • Aumenta a absorção de cálcio pelo intestino.


Sem paratormônio o cálcio do sangue cai e nós paramos de produzir a forma ativa da vitamina D. E sem a forma ativa da vitamina D, o cálcio que nós ingerimos nos alimentos não é absorvido no intestino.



E qual a importância da queda do cálcio do sangue?

As pessoas que tem o cálcio do sangue baixo (hipocalcemia) e não fazem reposição, muitas vezes se queixam de alguns sintomas, principalmente:

  • Formigamento nas pontas dos dedos e ao redor da boca.

  • Cãibra nas pernas e nos braços.

  • Irritação e mal-estar.

Depois da cirurgia para a retirada de toda a tireoide (tireoidectomia total), é bastante comum que aconteça a queda do cálcio do sangue de forma transitória.


A queda transitória chega ao seu pico em mais ou menos 72 horas, e a tendência em seguida é que as glândulas paratireoides se recuperem da manipulação cirúrgica, e o cálcio retorne aos poucos ao seu nível normal.



Como saber se eu vou precisar repor cálcio depois da cirurgia da tireoide?

Para descobrir se é necessário ou não tomar os comprimidos de reposição de cálcio após a cirurgia, lançamos mão de um exame que dosa o paratormônio (PTH) do sangue de forma rápida. Se esse exame não estiver disponível no hospital onde você fará sua cirurgia, o ideal é que após a tireoidectomia total, você já vá para casa com uma receita de reposição de cálcio oral.



Qual das duas técnicas de cirurgia representa um risco maior para o cálcio, a técnica convencional ou a TOETVA?

Ambas as técnicas apresentam risco semelhante em relação à alteração do cálcio após a cirurgia da tireoide. Logo, os mesmos cuidados que sempre foram tomados nas cirurgias convencionais da tireoide, devem ser também tomados em quem faz a retirada da tireoide pela boca (TOETVA).



Quando posso parar de tomar os comprimidos de reposição de cálcio?

Como a queda do cálcio é transitória, a maioria absoluta das pessoas que faz reposição de cálcio vai suspender o remédio em 1 a 6 meses após a cirurgia. Esse tempo varia para cada um, e não há uma regra fixa para todos.


O que nos dá segurança de suspender os remédios do cálcio é acompanhar os níveis de cálcio e do PTH do sangue. Quando esses níveis se apresentam normais, começamos a retirada do cálcio.



Posts Relacionados

Ver tudo
2021-04 CLION menor.jpeg

Dr. LAURO MATOS DE ALMEIDA

Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Membro do grupo de cabeça e pescoço da CLION

Preceptor da UFBA - HUPES

CLION - Rio Vermelho

Av Oceânica, 3975.

Edf. Enseada Empresarial

Salvador - Ba

CEP: 41.950-000

CEO Salvador Shopping

Av. Tancredo Neves, 2539.
Caminho das árvores.
Salvador - BA
CEP: 41.820-021

bottom of page