top of page
  • Foto do escritordr Lauro Matos de Almeida

QUEM OPERA A TIREOIDE TEM QUE TOMAR REMÉDIO O RESTO DA VIDA?

A tireoide não está no nosso corpo a toa. Ela produz um hormônio chamado tiroxina, e este hormônio atua em diversas partes do nosso corpo regulando o metabolismo basal.


A tiroxina é indispensável para nossa vida, e a pergunta natural que surge neste momento é: "se a tiroxina é indispensável para nós, como as pessoas sobrevivem depois de operar a tireoide?"


A resposta para essa pergunta envolve a reposição do hormônio da tireoide feita com um remédio muito comum de se encontrar na farmácia, e que tem o nome genérico de levotiroxina (também conhecida como Puran, Levoid, Euthyrox, ...).


Se liga nesse artigo para entender mais sobre essa reposição!


Ainda não se inscreveu no meu canal no YouTube? Clique aqui e se inscreva agora!


Atualmente, a cirurgia da tireoide pode se enquadrar em dois grupos:

  • Tireoidectomia total, na qual é retirada toda a tireoide.

  • Tireoidectomia parcial, na qual é retirada metade da tireoide.


A tireoidectomia total

As pessoas que são submetidas a uma tireoidectomia total perdem a capacidade de produzir o hormônio da tireoide, e certamente vão precisar tomar a levotiroxina depois da cirurgia. E essa reposição precisa ser feita pelo resto da vida.


Tireoidectomia parcial

Já as pessoas que são submetidas a uma tireoidectomia parcial, podem ou não precisar fazer a reposição do hormônio da tireoide depois da cirurgia.


Na maioria das pessoa, a metade da tireoide que permanece no pescoço consegue produzir hormônio suficiente para suprir as necessidades do nosso corpo. Mas se você vai fazer uma tireoidectomia parcial, existe um risco de cerca de 20% que a tireoide remanescente não funcione de forma adequada depois da cirurgia, e então você precise tomar remédio para o resto da vida.


Como saber quem precisa tomar remédio depois da cirurgia?

Essa avaliação é feita com os exames do TSH e T4 livre, que são exames de sangue capazes de avaliar se os níveis do hormônio da tireoide estão bons ou se estão alterados.


Após a cirurgia, caso o TSH suba muito, ou caso a pessoa comece a apresentar sintomas típicos do hipotireoidismo – isto é, do hormônio da tireoide baixo – ela vai precisar fazer a reposição com levotiroxina.


"Vou fazer uma tireoidectomia parcial, como saber se vou precisar tomar remédio depois?"

Via de regra, nós médicos só iniciamos a reposição do hormônio da tireoide se depois da realização da cirurgia houver alguma evidência objetiva de que o hormônio da tireoide está baixo. E só depois da cirurgia conseguimos ter certeza sobre iniciar ou não a reposição do hormônio da tireoide com remédio.


Contudo, alguns fatores vistos antes da cirurgia nos dão uma dica de que a pessoa pode precisar de reposição do hormônio da tireoide depois da tireoidectomia parcial:

  • TSH elevado antes da cirurgia.

  • Evidência de tireoidite de Hashimoto.

  • Volume tireoidiano pequeno.


Como é feita a reposição com levotiroxina?

A levotiroxina é vendida em qualquer farmácia na forma de comprimido, e para reposição adequada é preciso tomar um comprimido todo dia ao acordar, ao menos 20 minutos antes do café da manhã.


É importante lembrar que a dose ideal de levotiroxina varia de pessoa a pessoa, e só é possível definir essa dose na consulta com o seu cirurgião de cabeça e pescoço ou com seu médico endocrinologista.



Ficou com alguma dúvida?

Então me siga nas redes sociais, e deixa a sua pergunta!



Posts Relacionados

Ver tudo
2021-04 CLION menor.jpeg

Dr. LAURO MATOS DE ALMEIDA

Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Membro do grupo de cabeça e pescoço da CLION

Preceptor da UFBA - HUPES

CLION - Rio Vermelho

Av Oceânica, 3975.

Edf. Enseada Empresarial

Salvador - Ba

CEP: 41.950-000

CEO Salvador Shopping

Av. Tancredo Neves, 2539.
Caminho das árvores.
Salvador - BA
CEP: 41.820-021

bottom of page