top of page
  • Foto do escritordr Lauro Matos de Almeida

OPEREI A TIREOIDE - PRECISO FAZER IODO RADIOATIVO?

Atualizado: 13 de set. de 2021

Receber o diagnóstico de um câncer da tireoide não é uma experiência fácil. Se você está passando por isso, é importante se informar sobre a doença e ter calma para se concentrar nas etapas do tratamento e na recuperação. Leia também o artigo sobre os três pilares do tratamento do câncer da tireoide para entender como é feito o manejo da doença.


O tratamento com iodo radioativo é um dos pilares do manejo do câncer da tireoide. Classicamente ele é feito de 6 a 12 semanas após a retirada completa da tireoide (tireoidectomia total), mas não são todas as pessoas com câncer da tireoide que terão indicação de fazer o tratamento.


É normal que você tenha dúvidas sobre o assunto, e em minha prática diária vejo que a mais comum é a seguinte: "Dr. Lauro, vou precisar fazer o iodo radioativo?". Acompanhe os tópicos abaixo para entender melhor como essa decisão é tomada:


Ainda não se inscreveu no meu canal no YouTube? Clique aqui e se inscreva agora!


"Tenho câncer da tireoide – como saber se sou candidato ao tratamento com iodo radioativo?"

Para responder essa pergunta, precisamos ter em mãos o resultado da biopsia pós-operatória. Nós só vamos considerar fazer iodo radioativo para aquelas pessoas que fizeram a retirada de toda a tireoide (tireoidectomia total) e o resultado da biopsia confirmou um câncer diferenciado da tireoide.


Os cânceres diferenciados da tireoide são de três tipos, e os nomes deles estão listados logo abaixo. Para saber se teve um deles, olhe o resultado da sua biopsia e veja se o nome que aparece é um desses três:

  • Carcinoma papilífero da tireoide.

  • Carcinoma folicular da tireoide.

  • Carcinoma de células de Hürtle.


É importante lembrar também que o iodo radioativo não deve ser feito em gestantes. Se você operou durante a gravidez, ou engravidou depois da cirurgia, terá que esperar para fazer o tratamento.



"O meu tipo foi um dos cânceres diferenciados, então eu preciso fazer o iodo?"

Não! Nem todo paciente que retirou um câncer diferenciado da tireoide vai precisar fazer o iodo radioativo... O que vai determinar se você precisa ou não fazer o tratamento com iodo é a união de três fatores:

  • Fatores clínicos, especialmente a idade.

  • Características do tumor na biopsia.

  • Resultado dos exames de tireoglobulina e anti-tireoglobulina (exames de sangue).


Essas informações serão avaliadas na consulta de seguimento após a cirurgia de retirada da tireoide. E é nesse momento que você conversará com seu cirurgião de cabeça e pescoço ou com seu médico nuclear sobre a necessidade ou não do iodo.


As pessoas que não vão precisar fazer o iodo radioativo são aquelas que tem baixo risco de recidiva do câncer, ou seja, baixo risco de que a doença volte.


"Como eu sei quem tem baixo risco para retorno da doença?"

Dizer que a pessoa tem baixo risco, significa dizer que ela teve um tumor inicial da tireoide (tamanho pequeno e sem extensão para fora da glândula, para linfonodos ou vasos sanguíneos) que foi completamente retirado com cirurgia. E que além disso os exames de sangue mostraram baixa tireoglobulina e anti-tireoglobulina.


Outros fatores que podem pesar nessa decisão são a idade (pessoas com < 45 anos tem menor risco de recidiva), se há ou não muitos casos de câncer da tireoide na família e se a pessoa já se fez radioterapia no passado.


Não guarde suas dúvidas!

Mande a sua pergunta para mim nas redes sociais e lembre-se da importância de conversar sempre com seu médico cirurgião de cabeça e pescoço e com seu médico nuclear. Eles estão do seu lado nessa luta.


Espero ter te ajudado! Bom tratamento!

Posts Relacionados

Ver tudo
2021-04 CLION menor.jpeg

Dr. LAURO MATOS DE ALMEIDA

Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Membro do grupo de cabeça e pescoço da CLION

Preceptor da UFBA - HUPES

CLION - Rio Vermelho

Av Oceânica, 3975.

Edf. Enseada Empresarial

Salvador - Ba

CEP: 41.950-000

CEO Salvador Shopping

Av. Tancredo Neves, 2539.
Caminho das árvores.
Salvador - BA
CEP: 41.820-021

bottom of page