top of page
  • Foto do escritordr Lauro Matos de Almeida

O QUE É A PARÓTIDA?

Atualizado: 16 de mai. de 2022

Se você não trabalha na área de saúde, é muito provável que só tenha ouvido falar deste nome depois que algum parente, conhecido, ou até mesmo você, tenha descoberto um problema na parótida.

Ainda não se inscreveu no meu canal no YouTube? Clique aqui e se inscreva agora!


Muitas vezes o problema começa como um nódulo na lateral da face, mais ou menos na frente ou embaixo da orelha, que não dói e que cresce bem lentamente. Como o nódulo não incomoda, a pessoa vai deixando ele pra lá, até chegar um certo momento em que ela resolve procurar atendimento médico e descobre que precisa fazer uma cirurgia.


Esse relato que descrevi acima eu ouço quase toda semana em meu consultório. Os nódulos na parótida e a cirurgia para retirada da parótida são situações muito comuns. Mas antes de falar deles, vamos entender um pouco mais sobre essa glândula.



O que a parótida faz?

Ela é responsável pela produção de parte da sua saliva, e essa saliva entra na boca por um ducto que desemboca na parte interna da bochecha.


Onde a parótida fica?

Nós temos duas parótidas, uma de cada lado da face. Sendo mais específico com você, ela fica na lateral da sua bochecha, logo na frente da orelha.


Por que eu preciso saber que ela existe?

A parótida é justamente a glândula salivar mais comum de ser operada por nós, cirurgiões de cabeça e pescoço. E a maioria das cirurgias acontece por um nódulo benigno (ou as vezes maligno) que surgiu na glândula e vem crescendo há algum tempo.


Caso você tenha descoberto um nódulo na região lateral da bochecha, é importante passar numa consulta com o cirurgião de cabeça e pescoço de sua confiança.


Normalmente fazemos a investigação desse nódulo com alguns exames de imagem (ultrassom, tomografia ou ressonância) e com a biopsia por punção, mas só depois de avaliar seu caso com todos os seus detalhes é que será possível dizer quais são os próximos passos.

É possível ter um câncer da parótida?

Sim. Em cerca de 25% das pessoas os nódulos da parótida são malignos, ou seja, são cânceres. Esse é um diagnóstico que normalmente demanda cirurgia. Daí vem a importância de se investigar o nódulo adequadamente, e não deixar passar uma doença grave como esta.


E a cirurgia, como é feita?

Se você ou algum conhecido vai operar a parótida, clique aqui para ver o artigo que preparei falando tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia, o pós-operatório imediato e as possíveis complicações.


O que você deve fazer para minimizar o risco de complicações com a cirurgia da parótida é procurar um cirurgião de cabeça e pescoço capacitado para executar sua cirurgia:

  • Pesquise no site do CRM de seu estado o cadastro do seu cirurgião e veja se ele tem o registro de qualificação de especialista (RQE) em cirurgia de cabeça e pescoço.

  • Veja também se ele faz parte do quadro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

Em mãos treinadas, a chance de complicação se reduz muito.


Dúvidas?

Gostaria de saber mais sobre as glândulas salivares? Clique aqui.


Siga-me nas redes sociais e envie suas dúvidas e seus comentários para mim. Compartilhe esse artigo com todos que gostariam de saber mais sobre a maior das nossas glândulas salivares.

Posts Relacionados

Ver tudo
2021-04 CLION menor.jpeg

Dr. LAURO MATOS DE ALMEIDA

Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Membro do grupo de cabeça e pescoço da CLION

Preceptor da UFBA - HUPES

CLION - Rio Vermelho

Av Oceânica, 3975.

Edf. Enseada Empresarial

Salvador - Ba

CEP: 41.950-000

CEO Salvador Shopping

Av. Tancredo Neves, 2539.
Caminho das árvores.
Salvador - BA
CEP: 41.820-021

bottom of page