top of page
  • Foto do escritordr Lauro Matos de Almeida

NÓDULO NA TIREOIDE: DEVO ME PREOCUPAR?

Atualizado: 6 de jul. de 2022

Você não sentia nada no pescoço e não tinha do que se queixar em relação à sua saúde. Então, em uma consulta de rotina, o seu médico te pede um ultrassom do pescoço, e você descobre que tem um nódulo na tireoide.

Obviamente uma notícia dessa vem como uma grande surpresa, e a primeira pergunta que surge em nossa cabeça é: "devo me preocupar?".


Essa pergunta também vem na cabeça se você palpa a frente do seu pescoço, ou se olha no espelho, e nota um caroço. É possível também que junto com esse caroço você sinta um leve incômodo na hora de engolir e uma sensação de bolo na garganta. Você procura o seu médico de confiança, faz um ultrassom do pescoço, e descobre que o caroço que você achou é um nódulo da tireoide.


Nódulos na tireoide são muito comuns, e eles não são motivo para desespero. O mais importante é seguir os passos para investigação desse nódulo. Só assim será possível definir se seu caso é de cirurgia ou se acompanhar no consultório já vai ser suficiente.


O início da investigação

O exame de ultrassom com um radiologista confiável é a melhor forma de visualizar o nódulo e determinar se você precisa fazer a punção para biopsia ou não. Certamente o seu endocrinologista e o seu cirurgião de cabeça e pescoço vão ter um colega de confiança para recomendar.


Se você fez o ultrassom da tireoide com um bom radiologista, você notou que o resultado do exame descreve o nódulo em detalhes, fala sobre o tamanho dele e muito provavelmente coloca uma pontuação para classificar o nódulo, essa pontuação leva o nome de TIRADS. No momento da consulta, nós cirurgiões juntamos a informação do TIRADS com o tamanho e a localização do nódulo. Esse é o principal caminho para tomar a decisão entre fazer ou não fazer a punção da tireoide.


Ao descobrir um nódulo, também é importante que você avalie os níveis de hormônio da tireoide no sangue, que em alguns casos podem se alterar.


Punção da tireoide

A biopsia por punção, ou PAAF (punção aspirativa por agulha fina), é a principal forma de avaliarmos a natureza do nódulo da tireoide antes da cirurgia.


Nem todo nódulo da tireoide precisa ser operado. E na maioria dos casos, é o resultado do exame de punção quem faz a distinção entre os nódulos que precisam ser operados daqueles que precisam apenas de acompanhamento.


Quer saber mais sobre o assunto, dá uma olhada nesse vídeo sobre punção da tireoide.

Ainda não se inscreveu no meu canal no YouTube? Clique aqui e se inscreva agora!

​​

Como fazer para se livrar desse nódulo?

Essa é uma pergunta frequente, mas a questão realmente importante é: “será que eu preciso mexer nesse nódulo?”

​​

Se você descobriu um nódulo na tireoide, você precisa da avaliação de um endocrinologista e um cirurgião de cabeça e pescoço.


A união da sua história clínica com o resultado dos exames vai levar ao tratamento ideal para lidar com o problema. Esse tratamento pode envolver desde o acompanhamento do nódulo até a cirurgia para retirada total da tireoide.


Clique aqui e saiba mais sobre as principais indicações de cirurgia da tireoide.


Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e ajude alguém que esteja procurando informações sobre os nódulos tireoidianos.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


2021-04 CLION menor.jpeg

Dr. LAURO MATOS DE ALMEIDA

Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Membro do grupo de cabeça e pescoço da CLION

Preceptor da UFBA - HUPES

CLION - Rio Vermelho

Av Oceânica, 3975.

Edf. Enseada Empresarial

Salvador - Ba

CEP: 41.950-000

CEO Salvador Shopping

Av. Tancredo Neves, 2539.
Caminho das árvores.
Salvador - BA
CEP: 41.820-021

bottom of page