CÂNCER DE PELE NA FACE É PERIGOSO?
Atualizado: 26 de mai. de 2021
Você pode até nunca ter precisado operar um câncer de pele em sua vida, mas é muito provável que tenha um parente ou conheça alguém que já precisou fazer uma cirurgia desse tipo. Não digo isso à toa: se juntarmos todas as pessoas que tiveram câncer no ano passado, por exemplo, veremos que a maioria delas teve algum tipo de câncer de pele.
O câncer de pele é o mais comum em nós, humanos. Mas ele é perigoso?
Para entendermos bem a resposta para essa pergunta, precisamos compreender também que o termo "câncer de pele" coloca no mesmo grupo doenças menos perigosas e outras muito perigosas.
Vamos ver a seguir os três exemplos mais comuns de câncer de pele:
Carcinoma basocelular
O mais comum e menos agressivo.
Depois de uma vida inteira frequentando a praia sem protetor solar e sem camisa UV, você se dá conta de uma ferida de pele que surgiu tem algum tempo e não fecha. O lugar onde ela surge coincide com a área da pele que ficou mais exposta ao sol ao longo de sua vida: pode ser na orelha, no couro cabeludo ou na bochecha, por exemplo.
É uma ferida que não incomoda, as vezes coça um pouco ou até sangra, e vai lentamente crescendo. Isso segue até o momento que alguém chama a sua atenção para essa ferida e você procura um médico.
Essa é a história típica da forma mais comum de câncer de pele, que recebe o nome de carcinoma basocelular. Apesar do nome assustador, o tratamento dos tumores iniciais com cirurgia é altamente eficaz para livrar a pessoa da doença.
Ele tem evolução lenta e muito raramente se espalha além do local onde surge, o grande perigo deste tumor é quando você não dá a devida atenção para ele. O carcinoma basocelular é capaz de crescer até invadir estruturas importantes (como nervos, ossos da face, a orelha ou o olho, por exemplo) tornando o seu controle mais difícil.
Carcinoma escamocelular
O segundo mais comum, já traz um comportamento mais agressivo.
O segundo tipo mais comum de câncer de pele também surge como uma ferida que não fecha com o tempo. As diferenças são a forma mais rápida e agressiva que essa ferida leva para crescer, e a possibilidade dela se espalhar para nódulos no pescoço. Esse tipo de câncer leva o nome de carcinoma escamocelular.
Se você tem uma lesão suspeita para um carcinoma escamocelular da face, ela deve ser tratada o quanto antes. Seu perigo maior é que ele cresça a ponto de destruir estruturas importante do rosto, ou que se espalhe pelo pescoço e torne o controle da doença mais difícil.
Melanoma
Uma doença incomum, mas muito traiçoeira.
![](https://static.wixstatic.com/media/a4f5ad_babe4219075241eaa38be4557356e2d6~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/a4f5ad_babe4219075241eaa38be4557356e2d6~mv2.jpg)
Você precisa ficar atento se surgir na sua pele uma mancha pigmentada, irregular e de margens mal definidas ou um sinal de pele antigo (nevus) que muda de aspecto e começa a crescer e até a coçar.
Essa é a apresentação típica do melanoma, um tipo de câncer de pele relativamente incomum de acontecer, mas com comportamento muito agressivo.
Algumas características de suspeita para o melanoma foram listadas no "ABCDE do melanoma" (clique para saber mais), e são muito úteis no diagnóstico precoce.
O perigo maior que enfrentamos com o melanoma é o risco de a doença se espalhar para os linfonodos e pelo corpo. Melanomas na face, no couro cabeludo ou no pescoço, devem ser obrigatoriamente vistos por um cirurgião de cabeça e pescoço. Para conter a doença nesses casos, muitas vezes não basta operar a lesão inicial, precisamos também operar os linfonodos do pescoço ou lançar mão de quimioterapia após a cirurgia.
Como prevenir o câncer de pele?
Como você viu, cada tipo de câncer de pele carrega um determinado risco consigo. Você deve ter atenção para lesões com as características que eu descrevi acima, e procurar um médico se alguma delas fizer você suspeitar de um câncer de pele.
A recomendação mais importante de todas é para que você tenha cuidado com o sol.
A exposição solar é o principal fator de risco para os três tipos mais comuns de câncer de pele. Evite o sol nos horários em que ele está mais forte, use protetor solar e na praia tenha sempre contigo um chapéu e uma camisa UV.
Gostou desse artigo? Recomende ele para alguém que gostaria de aprender mais sobre o tema!
Posts Relacionados
Ver tudoO melanoma é um tipo bastante agressivo de câncer de pele. Trata-se de um tumor incomum de nós vermos no dia a dia, mas quando ele...
Comments