top of page
  • Foto do escritordr Lauro Matos de Almeida

CÂNCER DE GARGANTA E O HPV: 3 ARMAS PARA SE PROTEGER

Você já deve ter ouvido falar que o HPV (ou papilomavírus humano para os entendidos) é o principal causador do câncer de colo de útero, certo?


Mas o que poucas pessoas sabem é que esse vírus também é um importante causador do câncer de garganta: por muito tempo o câncer de orofaringe (uma das regiões da garganta) foi associado ao cigarro e à bebida, mas hoje, sabemos que a infecção por HPV também está diretamente relacionada a esse tipo de câncer.

Nódulos palpáveis no pescoço podem ser um sinal do câncer de orofaringe.

O perigo do HPV vem de algumas habilidades que esse vírus possui, e que eu vou listar pra você a seguir:


A primeira habilidade perigosa do HPV é sua capacidade de levar a uma infecção latente: uma vez que a pessoa é exposta ao vírus, ele pode persistir no corpo de forma silenciosa, e só depois de muito tempo se tornar ativo.


A segunda habilidade perigosa é a sua facilidade de transmissão. O HPV é um vírus que se transmite no ato sexual e é também um vírus muito comum em nossa população. Quando pensamos no câncer de garganta a transmissão se dá pelo sexo oral, onde há o contato da genitália com a cavidade oral.


A terceira habilidade perigosa é a capacidade de mudar o comportamento de nossas células. A principal manifestação do HPV é a formação de verrugas, mas é importante também lembrarmos que esse vírus pode transformar uma célula que era saudável em uma célula cancerígena e que ele pode fazer isso com lesões que não vemos a olho nu: são as lesões subclínicas.


Existem diversos tipos de HPV e pelo menos 13 deles causam câncer. O maior vilão desse grupo é o tipo 16 (HPV-16): Alguns estudos mostram que 70% dos cânceres de orofaringe têm como causa o HPV, sendo que 90% desses casos estão relacionados com o HPV-16.


Armas contra o HPV

Agora você deve estar se perguntando "Como posso me proteger do HPV?''. Se liga nas armas que temos para combater o vírus e também a doença que ele causa:


A primeira arma é a fazer sexo com segurança. Ter múltiplos parceiros ou parceiras e praticar sexo oral sem preservativo são os principais fatores de risco para contrair o vírus do HPV e desenvolver o câncer de orofaringe.


A segunda arma faz com que a gente não se infecte com os tipos de vírus mais associados ao câncer: essa arma é a vacina contra o HPV.A vacina está disponível no SUS gratuitamente para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, e devem ser tomadas em duas doses no intervalo de 6 meses.


Para pessoas com HIV, transplantados e pacientes oncológicos a faixa etária para tomar a vacina é maior: disponível para mulheres de 9 a 45 anos e homens de 9 a 26 anos e há também uma dose a mais no esquema vacinal. Outros grupos que não se encaixam nesses critérios podem dispor da vacina nos serviços privados e quando indicado pelo seu médico. Importante lembrar que a vacina é contraindicada apenas para gestantes e pessoas com alergia a algum dos componente de fabricação.


Infelizmente, aqueles que já iniciaram a vida sexual e se expuseram ao vírus do HPV não são beneficiados com a vacina. Aí que entra a terceira arma: o diagnóstico precoce. É importante que você fique atento aos sintomas mais comuns do câncer de orofaringe relacionados ao HPV. Geralmente os pacientes apresentam:

  • Nódulo palpável no pescoço que não regride.

  • Dor no ouvido.

  • Dor ou dificuldade para engolir há mais de 2 semanas.

  • Rouquidão que não melhora em 3 semanas.

  • Dor de garganta que também não melhora em até 3 semanas.

  • Perda de peso.

Se você está apresentando um desses sintomas, é muito importante que você procure imediatamente o seu cirurgião de cabeça e pescoço e converse com ele a respeito.


Nós cirurgiões damos especial atenção aos nódulos que surgem nos pesocoço, pois sabemos que se trata de um dos primeiros sinais do câncer de orofaringe. É da natureza desse tipo de câncer se espalhar para os linfonodos do pescoço de forma rápida, e sempre que surgem nódulos no pescoço com essa suspeita, eles devem ser investigados.


Você conhece alguém que se queixa de nódulos no pescoço ou tenha apresentado um destes sintomas listados acima? Então compartilhe esse artigo com essa pessoa.



Comments


2021-04 CLION menor.jpeg

Dr. LAURO MATOS DE ALMEIDA

Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Membro do grupo de cabeça e pescoço da CLION

Preceptor da UFBA - HUPES

CLION - Rio Vermelho

Av Oceânica, 3975.

Edf. Enseada Empresarial

Salvador - Ba

CEP: 41.950-000

CEO Salvador Shopping

Av. Tancredo Neves, 2539.
Caminho das árvores.
Salvador - BA
CEP: 41.820-021

bottom of page