top of page
  • Foto do escritordr Lauro Matos de Almeida

COMO É A CIRURGIA DA TIREOIDE?

Atualizado: 17 de mai. de 2021

Diversos são os motivos que levam você a precisar de uma cirurgia da tireoide. E é natural que quando surja a necessidade de operar, a gente tenha um certo receio da cirurgia junto com uma curiosidade para saber os detalhes a respeito dela.


Aqui, vou esclarecer os pontos mais importantes em relação à cirurgia da glândula tireoide, e responder às dúvidas mais frequentes que chegam no consultório.



Tireoidectomia total vs. Tireoidectomia parcial

O termo que nós usamos para falar da cirurgia da tireoide é tireoidectomia. Se você se enquadrar em alguma das indicações para realizar a cirurgia da glândula tireoide, o seu cirurgião de cabeça e pescoço conversará com você sobre fazer a retirada de metade da tireoide (tireoidectomia parcial) ou retirada de toda a tireoide (tireoidectomia total).


Infelizmente, em alguns casos nós precisamos obrigatoriamente tirar toda a tireoide para resolver o problema, e a retirada de metade da glândula não é uma opção adequada.


Contudo, se para seu caso for possível escolher entre os dois tipos de procedimento, é importante que fiquem claras quais são as vantagens e desvantagens de cada um. Essa é uma conversa que nós teremos em consulta antes de decidir qual das duas cirurgias fazer.



Técnica tradicional X Técnica endoscópica (também chamada de TOETVA):

A técnica tradicional é aquela que você provavelmente conhece alguém que já tenha feito:

  • Para expor a tireoide, é feito um corte na parte da frente do pescoço, e em seguida é feita a retirada de toda a glândula ou de metade dela.

Já a técnica endoscópica, ou TOETVA (do nome em inglês Transoral endoscopic thyroidectomy by vestibular approach), funciona da seguinte forma:

  • São feitos 3 cortes por dentro da boca, e a tireoide é acessada pela dissecção dos tecidos entre a boca e o pescoço, e assim se faz a operação da tireoide (total ou parcial).


Como toda cirurgia, a cirurgia da tireoide tem seus riscos. Existem complicações que se associam aos dois tipos de cirurgia (tradicional e endoscópica), e existe um grupo de complicações que se associa apenas com a técnica endoscópica (TOETVA).



Buscando um profissional capacitado para o seu caso

É importante que, antes de escolher o seu cirurgião, você verifique no site do CRM de seu estado se ele tem o registro de qualificação de especialista (RQE) em cirurgia de cabeça e pescoço. Vale a pena ver também se ele faz parte do quadro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). A cirurgia da tireoide é bastante delicada, mas em mãos treinadas a chance de complicação se reduz muito.

Posts Relacionados

Ver tudo
2021-04 CLION menor.jpeg

Dr. LAURO MATOS DE ALMEIDA

Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Membro do grupo de cabeça e pescoço da CLION

Preceptor da UFBA - HUPES

CLION - Rio Vermelho

Av Oceânica, 3975.

Edf. Enseada Empresarial

Salvador - Ba

CEP: 41.950-000

CEO Salvador Shopping

Av. Tancredo Neves, 2539.
Caminho das árvores.
Salvador - BA
CEP: 41.820-021

bottom of page