top of page
  • Foto do escritordr Lauro Matos de Almeida

CIRURGIA DA PARÓTIDA

Atualizado: 20 de abr. de 2022

Precisar operar a parótida é uma situação comum. Se esta é a sua situação, ou se conhece alguém que esteja precisando desse procedimento, fique ligado que eu te explico o que você precisa saber antes da cirurgia.


Se você gostaria de saber mais sobre a nossa maior glândula salivar, clique aqui que eu te explico o que é a parótida.





Como é feita a cirurgia da parótida?

A retirada da parótida é feita com um corte na lateral da face, num formato que lembra mais ou menos a letra "S". Quando a incisão é feita desse jeito, sua cicatriz final fica bem discreta em relação às linhas da face.


Com essa abordagem, conseguimos expor bem a glândula parótida e tirar a porção doente dela, ou então tirar a glândula toda, se for preciso.


Em quem tem um câncer da parótida, as vezes é preciso também operar o pescoço. Mas essa é uma situação de exceção, sobre a qual conversaremos na consulta antes da cirurgia.



Quais são as complicações da cirurgia da parótida?

Algumas complicações podem acontecer com a cirurgia, mas a principal delas é que a cirurgia da parótida pode acometer a movimentação da face, fique atento que eu te explico o motivo.


A parótida abriga dentro dela o nervo facial. Este nervo sai de um orifício do crânio, passa por dentro da parótida e vai se conectar com os músculos de movimentação da face. Quando você sorri, fecha o olho ou faz bico, você está usando este nervo. O que nós cirurgiões dizemos, é que o nervo facial comanda os músculos da mímica facial.


Se você vai operar a parótida, é importante saber do principal risco dessa cirurgia, que é a perda de função do nervo facial. A consequência dessa perda de função é a fraqueza no lábio ou no fechamento da pálpebra.


Quem acorda da cirurgia com esse tipo de fraqueza vai precisar fazer fisioterapia no período pós-operatório. O objetivo da fisioterapia é fortalecer novamente os músculos da face.


A cirurgia para retirada da parótida é uma das mais comuns da minha prática diária, e também uma das que exige mais destreza do cirurgião. Essa exigência vem justamente da dissecção cuidadosa para preservação do nervo facial.



O período após a cirurgia

A cirurgia da parótida é feita com anestesia geral, e no dia após o procedimento você deve aproveitar para descansar, fazer uma refeição mais leve e um pouco de fisioterapia.


É costume usar um dreno para retirar as secreções do lugar onde foi feita a cirurgia. Na prática, esse dreno aparece como um tubo bem fino que sai na lateral do pescoço, quase na nuca. Mas não se assuste, ele não incomoda e vai ser retirado antes de sua alta.


A maioria das pessoas também se queixa de dormência na região da orelha, do lado onde foi feita a cirurgia. O surgimento da dormência tem relação com o nervo auricular magno. Ele se posiciona na região que precisa ser operada, e muitas vezes é afetado pela cirurgia.


O período total de duração da dormência ao redor da orelha varia muito, de pessoa para pessoa. Mas na maior parte das vezes, quem precisou ser submetido a essa cirurgia conta que a sensibilidade voltou após mais ou menos 6 meses.


Depois de aproveitar o primeiro dia para descansar, no dia seguinte à cirurgia, vamos avaliar se você já pode ser liberado para casa.



Preciso operar minha parótida - Existe algum cuidado que preciso tomar?

O que você deve fazer para minimizar o risco de complicações com a cirurgia da parótida é procurar um cirurgião de cabeça e pescoço capacitado para executar sua cirurgia:

  • Pesquise no site do CRM de seu estado o cadastro do seu cirurgião e veja se ele tem o registro de qualificação de especialista (RQE) em cirurgia de cabeça e pescoço.

  • Veja também se ele faz parte do quadro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

Em mãos treinadas, a chance de complicação se reduz muito.

Boa cirurgia!

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


2021-04 CLION menor.jpeg

Dr. LAURO MATOS DE ALMEIDA

Cirurgião de Cabeça e Pescoço

Membro do grupo de cabeça e pescoço da CLION

Preceptor da UFBA - HUPES

CLION - Rio Vermelho

Av Oceânica, 3975.

Edf. Enseada Empresarial

Salvador - Ba

CEP: 41.950-000

CEO Salvador Shopping

Av. Tancredo Neves, 2539.
Caminho das árvores.
Salvador - BA
CEP: 41.820-021

bottom of page