• Foto do escritordr Lauro Matos de Almeida

7 CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER NA RECUPERAÇÃO DA CIRURGIA DA TIREOIDE

Atualizado: 17 de jun. de 2023

Os riscos de algum problema acontecer na cirurgia da tireoide são muito baixos, mas é importante sempre ter em mente que toda cirurgia tem seu risco, e com a cirurgia da tireoide não é diferente.

Vou listar para você as queixas mais comuns após a cirurgia da tireoidectomia total ou parcial, e o que você deve fazer para minimizar riscos e ter uma recuperação tranquila.

1. DOR NA GARGANTA E TOSSE

É muito comum as pessoas se queixarem de uma dor de garganta leve e uma vontade de tossir depois da cirurgia, isso tem associação com o tipo de anestesia que é feita para o procedimento. Para operar a tireoide é preciso fazer anestesia geral, e para garantir a respiração normal do início ao fim da cirurgia o anestesista precisa passar um tubo por dentro da garganta do paciente.

Depois que esse tubo é retirado, é normal que a garganta fique um pouco inflamada, o que leva ao incômodo. A melhor forma de lidar com esse incômodo é se hidratar bem depois do fim da cirurgia, e a depender da situação, nós cirurgiões lançamos mão da nebulização para aliviar o incômodo.

2. DOR NO PESCOÇO

Acontece devido a manipulação da região para a retirada da tireóide. Normalmente a dor é leve, e passa cerca de uma semana depois da cirurgia. Para aliviar o incômodo, o melhor caminho é se manter em repouso durante esse tempo e usar os remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos na sua receita para casa.

A dor no pós-operatório é um sintoma esperado, por isso quando faço a receita com os remédios para usar em casa já costumo colocar nela os remédios para controle da dor.

3. INCHAÇO E HEMATOMA

A manipulação cirúrgica deixa a região do pescoço com um pequeno inchaço, e isso é normal de acontecer.

O que deve chamar a atenção é quando esse inchaço é muito grande, o que pode acontecer associado a um seroma ou mais raramente a um quadro de infecção. Ou então quando ocorre também dificuldade para respirar, coisa que se associa ao hematoma cervical e precisa ser visto o quanto antes por um cirurgião.

Para minimizar o inchaço e evitar que ele aumente, a melhor medida é ficar em repouso e não fazer esforço. Cada pessoa vai ter o seu tempo de recuperação, mas o mais comum é precisar de uma a duas semanas sem fazer movimentos bruscos ou que precisem de força.

Importante dizer que o repouso não é absoluto, ou seja, não é para passar o dia inteiro descansando na cama. Caminhe dentro de casa para ir ao banheiro e para fazer as atividades mais leves do cotidiano, por exemplo. Prefira sentar em vez de deitar para descansar. Essas são medidas simples que ajudam muito na recuperação.

4. ROUQUIDÃO E ENGASGO

Essas são complicações que na maioria das vezes estão associadas, e elas acontecem pela proximidade da tireoide com os dois nervos fundamentais para a nossa fala – são os nervos que controlam a laringe.

A rouquidão e o engasgo na maioria das vezes são temporários e passam em algumas semanas, mas é possível que eles persistam. Caso essas complicações venham, é fundamental que você converse com o seu médico: ele vai avaliar se houve algum problema com a função da laringe e se é necessário iniciar o acompanhamento com o profissional de fonoaudiologia.

Para diminuir o incômodo, você deve tomar duas medidas:

• Quando for se alimentar, esteja sentado(a) e com o tronco reto. Tentar comer ou beber líquidos deitado vai piorar o engasgo.

• Líquidos e sopas muito ralos pioram o engasgo, dê preferencia a alimentos sólidos e pastosos em vez de líquidos ralos.

5. CÂIMBRAS E FORMIGAMENTO

Nós temos quatro glândulas pequenas bem próximas da tireoide: as paratireoides. Elas têm como função o controle dos níveis de cálcio no nosso sangue, e depois da retirada da tireóide elas podem ficar um pouco “preguiçosas”, levando à queda do cálcio do sangue e como consequência causando formigamento e câimbras.

O formigamento acontece principalmente nas extremidades das mãos e dos pés e também ao redor da boca, enquanto que as câimbras são contrações musculares involuntárias e vão afetar especialmente as mãos e pernas.

Caso esses sintomas surjam, a única forma de controlá-los adequadamente é com o uso de medicamentos para reposição de cálcio. Ou seja, se você está sentindo câimbra ou formigamento depois da cirurgia da tireoide, é importante entrar em contato com seu cirurgião!

6. CUIDADOS COM A CICATRIZ

Para um melhor resultado estético e para que não haja proliferação de microrganismos na ferida operatória é necessário fazer uma boa higiene do local da cirurgia. Essa higiene é bastante simples: basta limpar a ferida com água e sabonete neutro e cobrir com o curativo novo.

É muito importante que durante o processo de cicatrização você não exponha a ferida à luz solar direta. Quando uma cicatriz cirúrgica recente recebe sol, ela acaba ficando escura. Então já sabe: se for sair em local descoberto, cubra a sua cicatriz!

7. REPOSIÇÃO HORMONAL

Para quem faz uma tireoidectomia total (ou seja, retira toda a glândula tireoide) é de extrema importância iniciar a reposição do hormônio que a tireoide produz logo após a alta hospitalar. Isso é feito com um medicamento chamado levotiroxina.

Esse remédio deve ser ingerido em jejum, pelo menos trinta minutos antes da primeira refeição do dia, a dose vai variar de pessoa para pessoa, e é muito importante que você siga a prescrição do seu médico. Estamos falando de um hormônio que participa de diversas funções no nosso corpo: a sua falta pode deixar nosso metabolismo “lento”, por exemplo.

E se surgir uma nova dúvida?

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o período do pós-operatório, não hesite em entrar em contato e marcar a sua consulta. O período da recuperação da cirurgia exige que nós tenhamos cuidados especiais que ficam muito mais fáceis de tomar com a orientação adequada!